Preparando dados para dashboard – Exemplo Google Data Studio

Nem sempre os dados estão no formato correto para criação de relatórios. É muito comum termos que realizar algumas limpezas e transformações para que tenhamos menos trabalho durante a criação daquele dashboard! Neste artigo vou exibir um caso de uso no qual passei por esta situação.

Os dados são muito simples: referem-se aos dados de census de algumas regiões. O relatório final foi publicado neste link https://datastudio.google.com/u/0/reporting/02213feb-63fd-4ef8-8cc7-be17e3c5159b e as instruções de uso do relatório podem ser acessadas no meu repositório https://github.com/weslleymoura/hackinganalytics/tree/master/data_prep_dashboard_google_data_studio

Porém, o que eu realmente quero mostrar neste artigo é o pré-processamento que tive que fazer nos dados para que fosse possível criar o relatório. Por exemplo, transposição de dados, mapeamento, agrupamento e cálculo de métricas do tipo period over period.

Acesse meu notebook aqui https://anaconda.org/weslleymoura/data_preparation_for_dashboarding/notebook. Espero que tenha alguma utilidade para você algum dia!

Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: