Neste artigo vamos explorar o coeficiente de Gini ou Gini index, muito utilizado para avaliação de modelos estatísticos. Faremos uma implementação do zero com Python e depois passaremos em cada ponto para explicar sua construção.

O coeficiente de Gini foi proposto por Corrado Gini (1912) e vem sendo muito utlizado para medir a desigualdade de distribuição de renda nos países. No entanto, sua aplicação pode ser expandida para diversos propósitos.

Gini index pode variar de 0 a 1. Dentro da aplicação de distribuição de renda, 0 significa completa igualdade e 1 significa completa desigualdade.

gini

Analisando a figura acima, podemos observar que basicamente precisamos de duas entradas de dados para calcular o coeficiente:

  • X = percentual acumulado de pessoas (dos mais pobres para os mais ricos)
  • Y = percentual acumulado de renda

Assim podemos calcular a curva de Lorenz (x / y) e o eixo diagonal que representa a igualdade perfeita de renda (todas as pessoas ganham o mesmo valor).

No final Gini index será dado por a / (a + b), onde “a” é área azul da figura e “b” a área branca.

No mundo de Machine Learning podemos aplicar o coeficiente de Gini para avaliar modelos que prevêm probabilidades, por exemplo. Mas isso é melhor você conferir nesta parte prática.

Grande abraço!
Weslley Moura

Sobre o Autor: Weslley Moura

Mestre em engenharia da computação, professor de cursos relacionados a análise de dados e co-fundador da empresa Pepsoft Sistemas. Profissional apaixonado pela ciência existente nos dados e suas aplicações práticas. Nos últimos anos vem dedicando seu tempo a projetos de aprendizagem de máquina e mantém seu site pessoal com dicas e aulas relacionadas ao tema em Hacking Analytics.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s